Páginas

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Sugestões de ministração para Culto do bebê/Chá de bebê

Gente, dia 15 passado foi realizado mais um chá de bebê lá na igreja e vou postar aqui o tema que ministrei. Achei ele na internet e não me lembro de onde copiei. Então, por favor, se alguém souber, me avise para que eu coloque os créditos!






BRILHANDO POR JESUS

Para ilustrar este culto, use uma lanterna enfeitada com fitas e rendas ou mesmo um abajur. À À medida que for desenvolvendo o estudo, siga as seguintes instruções: Primeiro, ligue o abajur à tomada; segundo, acione o interruptor; terceiro, coloque a lâmpada; quarto, coloque o abajur em um lugar de destaque.
Se usar a lanterna, siga as mesmas instruções, porém usando a pilha como fonte geradora. Para dar mais inspiração ao culto, intercale os tópicos do estudo com as estrofes do hino 539 CC, e se for possível, utilize um grupo de criança para cantar o estribilho do hino. 

ORDEM DO CULTO 
Hino: 417 CC 
Leitura Bíblica: Mateus 5.14-16 
Oração de Gratidão 
Reflexão: "Brilhando por Jesus"
Introdução
Sabemos que a luz é algo essencial em nossas vidas. A luz do sol, por exemplo, aquece, dá vida, traz saúde, e funciona como remédio para a cura de enfermidades. A luz elétrica também é muito importante, e de uma utilidade tão grande que é só faltar por alguns instantes que já ficamos em apuros (Se for possível, apague as luzes e façam comentários). Mas neste estudo de hoje vamos falar de uma luz muito interessante, a luz humana. 
Isso mesmo, pessoas iluminadas, brilhantes, que iluminam o lugar onde estão, e é isso que Deus espera que sejamos neste... Veja mais fundo, porque a Palavra de Deus faz comparação entre a luz e as trevas - escuridão - e Deus quer que sejamos luzes resplandecentes no meio desta escuridão. É também dever e responsabilidade dos pais cuidar e orientar os filhos para que sejam luzes brilhantes neste mundo. 
Muitos pais têm ofuscado o brilho de seus filhos, talvez por desinformação, ou mesmo por falta de interesse. Mas com ajuda da Palavra de Deus, veremos o que os pais devem fazer para que os filhos sejam luzes neste mundo.
Os Pais Precisam Estar Ligados na Fonte (João 8.12) 
(Ligar o abajur à tomada). 

Estar ligado em Jesus é muito mais do que manter uma Bíblia aberta dentro de casa, é muito mais do que ter um crucifixo na parede; é mais do que ser membro de uma igreja. Estar ligado em Jesus é tê-lo como Salvador e Senhor, é fazer o que ele manda, é buscar nele todas as orientação para a vida. 

Nenhum pai nenhuma mãe, conseguirá fazer o filho brilhar se não partir deste princípio. Os pais precisam ser iluminados pela luz da vida, Jesus Cristo, para terem condições de transmitir esta mensagem aos filhos.
Os Pais precisam ser responsáveis
(acionar o interruptor) " Quem me segue."
Seguir a Jesus significa fazer a nossa parte. Deus sempre cumpre o que diz, mas também conferiu aos pais deveres e responsabilidades.  Acionar o interruptor é estar em alerta constante, é praticar a vida cristã. Muitos pais entregam os filhos a Deus e cruzam os braços, esquecem de fazer a sua parte. Um dos maiores problemas que as famílias de hoje enfrentam é a falta de responsabilidade dos pais. Muitos há que  pensam estar ligados em Jesus só pelo fato de pertencerem a uma igreja. Outros acham que são religiosos, mas na verdade vivem uma vida cristã fria e insignificante, esquecem de acionar o interruptor da responsabilidade de instruir a criança no caminho em que deve andar, e os filhos vão crescendo na escuridão, e as conseqüências são lamentáveis.
Os Pais precisam ser sábios
(colocar a lâmpada) 
Apesar de estar ligado na fonte, e mesmo acionando o interruptor, se não tiver a lâmpada a luz não chega até nós. Leiam Salmo 119.105 e João 5.39. 
A Bíblia lida e examinada dentro do lar é luz para quem examina e para quem ouve, "porque a fé vem pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus" (Romanos 10.17). 
Muitos pais querem que os filhos sejam bem sucedidos, mas não usam o instrumento certo e na hora certa. Muitas vezes a Bíblia fica fechada servindo de enfeite.  A Bíblia fechada é como qualquer livro, porém lida é a palavra de Deus que chega aos nossos corações. A leitura diária da Palavra de Deus e a oração são os instrumentos principais para o crescimento espiritual de nossos filhos. Pena que muitos pais não têm sido sábios, tentam educar os filhos firmados em seus próprios conhecimentos e abandonam este valioso instrumento, a Bíblia Sagrada, que é lâmpada e luz para o nosso caminho. 
Os Pais precisam ser humildes e confiantes
(colocar o abajur num lugar de destaque) 
Colocar os filhos em um lugar de destaque requer dos pais muita humildade e confiança, é o ato de reconhecer que os filhos não são nossos, e sim do Senhor, e o Senhor quer que este filho resplandeça diante do mundo. Vivemos em tempos tão difíceis que os pais, por medo, superprotegem os filhos, preocupados com os perigos que podem acontecer a eles fora do lar, na verdade não os preparam para viverem no mundo lá fora, e quando alcançam uma certa idade e se desprendem do lar, encontram muita dificuldade e acabam se envolvendo em situações dê perigo, porque não foram preparados para serem luz neste mundo.
Não podemos deixar de abordar aqui que a maioria dos pais se preocupa e se esforça para que os filhos brilhem na vida profissional. Notamos que há um grande empenho por parte dos pais em ver seus filhos doutores, advogados, etc. Na verdade, não há nada de errado nisto, desde que os pais não se esqueçam que por mais êxito que os filhos venham a obter na vida profissional, se não tiverem a luz da vida, Jesus Cristo, eles não têm nada.
Conclusão
É sublime o privilégio de ser pai ou de ser mãe. Receber nos braços uma herança do Senhor é algo lindo e extraordinário, mais também não podemos fugir da grande responsabilidade que é cuidar desta herança de acordo com a vontade do Senhor. 
Que Deus nos ajude nesta grandiosa missão, que tanto os pais como os filhos possam ser luz neste mundo, porque esta é a vontade de Deus para nossas vidas.


Espero que tenham gostado! Bjin


33 comentários:

  1. Adorei, e vou usar em um chá de bebê na igreja. Obrigada!!!
    Viviane

    ResponderExcluir
  2. Graça e paz minha irmã

    O teu blog está maravilhoso e com certeza me ajudou muito.
    Obrigada e que Deus continue te abençoando neste ministério.
    Christine Santos

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito do tema, dos textos. Uma benção para meu ministerio. Uma abraço.

    ResponderExcluir
  4. Que idéia criativa!!! Que Deus continue a te usar querida!! Abraço.

    ResponderExcluir
  5. Muito bom!!! Vou usar hoje mesmo!!! Obrigada! Que Deus continue iluminando a sua vida! Pq hoje vc foi luz na minha! Bjs

    ResponderExcluir
  6. Deus te abençoe querida ! vou usar na quinta feira ! E creio que sera uma grande benção! Deus te abençoe ricamente . Beijos Esther

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada! Me ajudou muuuuiiiito!
      Parabéns, que Deus continue a abençoando!
      Sônia Segadas - São Gonçalo -RJ

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  7. Seu blog é lindo!!! Estarei usando seu texto para ministrar no chá de bebê de Silvana em minha igreja!!!
    Juazeiro-BA

    ResponderExcluir
  8. Lindo , fui lendo e imaginando toda a cena . Com certeza vou utilizar a sua ideia.
    Deus a abençoe

    ResponderExcluir
  9. Lindo , fui lendo e imaginando toda a cena . Com certeza vou utilizar a sua ideia.
    Deus a abençoe

    ResponderExcluir
  10. Parabéns, vou usar amanhã em minha igreja no chá de Bebe a irmã andreia, que o Senhor jesus me use para falar aos corações que lá estarão, Deus te abençoe

    ResponderExcluir
  11. Obrigada por compartilhar. Muito edificante essa mensagem

    ResponderExcluir
  12. Amei o tema ,vou usar também no chá de bebê na minha igreja.

    ResponderExcluir
  13. Lindo! Amei! Que Deus continue te abençoando como instrumento de paz e amor!!!

    ResponderExcluir
  14. Lindo! Amei! Que Deus continue te abençoando como instrumento de paz e amor!!!

    ResponderExcluir
  15. Gostei vo usa no chá do bebê filho do meu sobriha o qual foi convida a da a palavra.

    ResponderExcluir
  16. Muito bom Parabéns vou usar no chá de Bebe aqui na Igreja. DEUS TE ABENÇOE e obrigado

    ResponderExcluir
  17. gostaria de agradecer!
    fiz essa ministração e tive um resultado de muita bancão,pessoas foram tocadas pelo o senhor de forma linda!
    Deus abençoe!

    ResponderExcluir
  18. Muito bom e abençoador. Vou usar no próximo chá de bebe

    ResponderExcluir
  19. Muito bom vou usar no chá da minha irmã Deus esteja nos abençoando e falando aos corações.

    ResponderExcluir
  20. muito boa a palavra e bem aplicada Deus continue te guiando e dando esta inspiração a cada dia.

    ResponderExcluir
  21. Gostei muito, ótima palavra, vou usar como base pra ministrar aqui na minha igreja, Deus abençoe muito.

    ResponderExcluir
  22. Muito boa a reflexão.
    Me ajudou muito para ministrar um chá de bebê na minha igreja.
    Obrigado
    Deus abençoe 🙏🙏

    ResponderExcluir
  23. Amei, me ajudou muito! Que Deus continue abençoando sua vida!

    ResponderExcluir
  24. Muito edificante vou usar sua ideia hoje em um chá de bebe obrigada por mim ajudar e sei que não só os pais vão ser tocados mais todos que estiverem presente vão receber renovo através destas palavras.

    ResponderExcluir
  25. Excelente , uma mensagem simples, objetiva e edificante. Amei, parabéns, que O Senhor continue te usando para Sua Glória.

    ResponderExcluir