Páginas

quinta-feira, 8 de março de 2012

Minha homenagem à CLAUDIA GUIMARÃES....

Gente, queria me desculpar por não ter postado essa homenagem mais cedo, mas minha internet não ajudou. Como moro na "roça" (rsrs), a VIVO hj ficou um tanto MORTA! rsrsrsrs
O texto é grandinho, mas acho q vale a pena ser lido.
Consegui fazer a postagem dos livros (que já estava salva no rascunho), mas a que eu realmente queria postar não consegui que foi essa aqui que segue:



   Meninas e meninos que trabalham com os pequeninos do Senhor, queria aqui aproveitar o dia de hoje (Dia Internacional da Mulher) pra prestar minha homenagem a uma MULHER DE DEUS. Alguém que não me conhece, mas que fez muito por mim durante os últimos 3 anos. Essa mulher é a PASTORA CLAUDIA GUIMARÃES. 
   Deus tem usado essa mulher tremendamente e quando recebi o CHAMADO para trabalhar com crianças, ela foi instrumento nas mãos de Deus em minha vida ministerial e vou contar como.
Minha Pastora me convidou para trabalhar com o Berçário e Maternal de nossa congregação. Eu estava com meu filho mais novo ainda com poucos meses. Confesso que a primeira coisa que pensei foi: "poxa, vou perder o culto pra ficar tomando conta dos filhos dos outros? Por que ela me chamou pra fazer isso???" 
   Mas no mesmo momento ela me entregou um material que a igreja dispunha e disse: "Ore ao Senhor e leia isso aqui, depois vc me dá a resposta!". E como ovelha obediente, aceitei (mas sem gostar da idéia).
   Quando passei a ler o material, achei bastante interessante. Pedi que Deus me ajudasse nessa "missão".  E comecei a pesquisar na net coisas que me ajudassem a fazer o que eu achava impossível naquele momento. Foi  aí que eu encontrei o blog da Claudia Guimarães. Me apaixonei pela forma como ela tratava a questão, principalmente com relação às atividades no berçário. Não consegui apoio para fazer o curso que ela ministrava à distância, mas não desistí de entender essa visão que ela tinha (que eu achava ser pedagógica à princípio). 
   Mas como nosso PAPAI é perfeito e não deixa nada pela metade, começou a abrir meus olhos espirituais e passei a enxergar os pequenos como "filhinhos de Deus" que também precisavam ser alimentados com a palavra do Senhor pra crescerem fortes nos Seus caminhos. Lí uma revista virtual que encontrei no blog e amei tudo! Comprei o livro MULHERES GERADORAS DE VIDAS e aí tudo começou a fazer sentido.  
   Deus foi me mostrando, a partir daquelas palavras escritas pela Claudia, que o Ministério com crianças é muito mais do que pintar a cara de palhaço e promover "cineminha gospel", contar as historinhas legais da Bíblia. Me identifiquei com o livro principalmente porque tinha saído de uma gestação abençoada e senti falta de muita coisa por parte de nossa congregação. Passei a me dedicar mais e pude ver alguns resultados nos "meus" bebês, que iam crescendo e mostrando o que aprendiam conosco nas aulas.
   No final do ano retrasado nossa congregação passou por dificuldades com professores muito sérias. Duas professoras da turma de juniores tiveram bebê praticamente no mesmo período e se afastaram das atividades. As crianças ficaram sem professor (o que é um absurdo, mas aconteceu) e meu filho mais velho, hoje com 9 anos, reclamava demais que não entendia nada que o pastor falava, que queria ir pra sala dele, mas não tinha quem ministrasse pra eles... Aquilo me incomodava tanto! Primeiro porque eu não estava conseguindo ajudá-lo em casa e depois porque eu sabia que havia outras crianças na mesma situação que ele na igreja. Comecei a pedir a Deus uma turma de crianças maiores pois o berçário já estava encaminhado, uma vez q as minhas ajudantes já sabiam como ministrar para os bebês.
   Comprei o livro da Claudia PASTOREANDO AS CRIANÇAS DESTA GERAÇÃO. Se já estava apaixonada por ministério com crianças antes, foi lendo este livro que decidí me dedicar a eles. Continuei orando a Deus pois queria ao menos uma classe de juniores na EBD. Foi quando no final do ano passado, minha pastora me chamou para ser responsável pelas crianças de 7 a 11 anos e ainda recebi a classe da EBD dos juniores. No próximo domingo, as minhas crianças vão estar fazendo, SOZINHAS, a abertura do culto do domingo. Vai ser a primeira oportunidade para que eles possam dirigir um culto de louvor e adoração a Deus.
   Alguém podem até achar que isso não é grande coisa, mas pra mim é uma vitória. Numa congregação que as crianças eram deixadas em segundo, terceiro, quarto plano, (sei lá) estarem sendo vistas por todos os irmãos, mostrando seus dons e talentos é muito lindo. Também já vamos começar essa semana nosso grupo de intercessores, tentando seguir os padrões do ROYAL KIDS (que também conheci através da Claudia). 
E são esses os motivos que me fizeram escrever este texto enoooorme pra tentar explicar porque quero homenagear essa valorosa mulher. Deus levantou minha pastora para me "chamar" e me incentivar a não desistir, mas a descoberta de coisas novas (as velhas já se passaram), o amor pelos pequenos, a visão do que realmente é trabalhar com crianças pra Deus, vieram da irmã Claudia Guimarães, Pastora de crianças, serva segundo o coração de Deus. Antes eu diria assim: "Pastora Claudia, quando eu crescer, quero ser como a Senhora.!"  Hoje, depois de tudo que me ensinou, eu digo: "Pastora Claudia, eu estou crescendo com meus pequenos e quero ser como Jesus!"
   Muito obrigada pelo amor que você me ensinou a sentir pelas crianças, muito obrigada por me ajudar a me sentir útil no Reino de Deus. Sei que tudo que consegui até hoje, tudo que aprendi foram com as forças do Senhor, mas sua vida, seu exemplo e suas experiências foram usadas por Ele para me ensinar o "Caminho em que devo andar" para ajudar os pais a conduzirem nossos pequeninos.
Deus a abençoe ricamente, sempre! TE AMO COM O AMOR DE JESUS!

2 comentários:

  1. Querida Betânia
    Não tenho nem palavras para agradecer o carinho de suas palavras. Chorei ao ler seu texto, de ver mais uma vez se cumprir a palavra do nosso Deus em minha vida: "Os que com lágrimas semeiam, com júbilo colherão".

    Os frutos na sua vida, seu testemunho me fazem chorar de alegria, de ver a fidelidade e o amor de Jesus por nós.
    Usa as nossas vidas, com toda nossa limitação, imperfeiçao, falhas, ELE nos ama e usa nossa vida como instrumento em Suas Mãos para mudar a hitória e salvar outras vidas.

    Tudo que escrevo em meus livros, é fruto de uma vida com o Senhor Jesus, de amor por Ele, de chamado, entrega, aliança, comunhão, intimidade, serviço... compartilho em cada linha tudo o que tenho aprendido com Jesus e tem marcado a minha vida, e glorifico ao Senhor, por usar meus livros, para abençoar muitas vidas, como a sua.

    Agradeço de coraçao cada palavra sua de carinho, e deposito tudo aos pés do autor por excelência, nosso adorado Mestre Jesus.
    Por que Dele, por Ele e para Ele são todas as coisas, realmente, Ele nos enche, nos ensina e nos usa para abençoar vidas.

    Achei lindo vc dizer que quer ser como Jesus, que alegria!!! Efésios 5:1 Sejam imitadores de Cristo como filhos amados, aleluia!!! É tudo que queremos ser.

    Deus continue a te abençoar ricamente, que o Senhor multiplique a cem por cada semente lançada por suas mãos. Estamos juntas em nome de Jesus, pelo Reino!!!!

    Um grande abraço, beijos
    No amor de Jesus
    Claudia Guimarães

    ResponderExcluir
  2. Ambientes barulhentos agridem o bebê

    Na 22ª. segunda semana de gravidez, a cóclea, órgão que abriga todos os componentes da audição dentro da orelha interna, já está completamente formada. Isso quer dizer que o bebê ouve a mesma coisa que você.

    Estudos já demonstraram que o líquido amniótico pode amplificar alguns tipos de som, como os muito graves. A voz da mãe também é amplificada em cerca de 5 decibéis.

    Um estudo chegou a mostrar que mulheres que trabalhavam oito horas por dia num ambiente de muito barulho (em volumes que exigiam proteção auricular) corriam mais risco de ter bebês com problemas auditivos.

    Além disso, é preciso considerar que um barulho muito forte faz com que o organismo da mãe produza hormônios ligados ao estresse, fazendo o coração acelerar, o que não é bom para a saúde cardíaca do bebê.

    Os bebês, desde o útero materno, ouvem e reconhecem vozes. Sabe-se também que são capazes de sentir emoções da mãe, de se assustar e que após o nascimento terão memórias da vida intra uterina.

    O psiquiatra canadense Thomas Verny explica no livro “Bebês do Amanhã: Arte e Ciência de Ser Pais”, que desde os primeiros meses de gestação, a criança é capaz de identificar certos acontecimentos.

    “Com 4 meses e meio, se você acender uma luz forte na barriga de uma gestante, o bebê vai reagir. Se fizer um barulho alto, ele tenta colocar as mãos nas orelhas. Se colocar açúcar no liquido amniótico, ele vai dobrar a ingestão. Bebês gostam de açúcar! Quando se coloca algo amargo, o bebê para de tomar o líquido e faz cara feia. Eles sentem a diferença entre doce e amargo, reagem à luz, ao toque e ao barulho.”

    Vídeo-game e todos os brinquedos sonoros devem ser avaliados pelo som que emitem. “O sistema auditivo é um órgão sensorial extremamente delicado e passível de lesões se for muito carregado, principalmente em bebês, que têm uma sensibilidade auditiva muito apurada. A célula ciliada do ouvido interno do bebê sofre com o ruído excessivo e esse abuso pode acabar levando à sua destruição”, alerta o otorrinolaringologista Jamal Azzam.

    A indicação é sempre manter os pequenos longe de ambientes muito barulhentos, seja um local fechado ou na rua, onde o som do trânsito também causa incômodo. Se for inevitável fugir desses locais, o ideal é proteger os ouvidos da maneira certa. “Muitos pais usam algodão para tapar o canal auditivo, mas isso não garante a vedação necessária do som. Uma opção é usar fones de ouvido de boa qualidade que preservem a audição”, finaliza Azzam.

    “Há uma região no cérebro chamada “tálamo”. Esta é a parte do cérebro na qual a música é percebida. No tálamo as emoções, sensações e sentimentos são percebidos antes destes estímulos serem submetidos às partes do cérebro responsáveis pela razão. A música, portanto, não depende do sistema nervoso central para ser assimilada imediatamente pelo cérebro. Ela passa pelo aparelho auditivo, pelo tálamo e depois vai ao lobo central.

    A “batida” que substitui o ritmo provoca um estado de emoção que a mente não discerne. Desorganiza a química. As batidas graves da percussão afetam o líquido cerebrospinal.
    O volume (amplificado) das músicas acima de 50 decibéis prejudica a audição e a saúde cerebral”.


    Ivone Boechat

    ResponderExcluir