Páginas

quinta-feira, 24 de março de 2011

Devemos deixar nossas crianças assistirem a todos os desenhos animados que passam na TV?

     Gente, hoje encontrei uma matéria na Revista Época (online) do ano de 2004, mas não achei a matéria "velha" pois ela retrata o que vivemos nos tempos de agora.
Vou por o link aqui pq não posso copiar a matéria sem autorização da Editora e como não sei quanto tempo isso vai demorar pra conseguir e achei que seria importante postar logo, lá vai só o link mesmo. rsrs
http://revistaepoca.globo.com/Epoca/0,6993,EPT715513-1664,00.html
     É uma matéria que fala do comportamento das crianças após assistir este ou aquele desenho animado. Tem uma opinião de uma pessoa que diz que proibir a criança de assistir não adianta pois eles terão contato com o desenho através de outras crianças, etc, etc...
     Minha opinião: PROIBO sim. A palavra do Senhor diz que: "Não porei coisa injusta diante dos meus olhos" (Salmo 101:3). Então, pq vou deixar que meus filhos assistam o que não "é justo"? 
Tenho 2 filhos, um de 8 anos e outro de 2 aninhos. O maior já sabe quais desenhos ele pode assistir e quais não pode. Ainda assim tenho alguns probleminhas que ele tenta amenizar dizendo: "se eu tivesse poderes como o 'personagem tal' eu conseguiria fazer isso. Tento explicar para ele que aquele não é um mundo de realidade, que são efeitos de computador, coisas do cinema e ESTÓRIAS, não HISTÓRIAS.
Ele diz que sabe disso, mas mesmo assim gostaria de ser como o super, super... rsrs
     Brinco um pouco, mas a coisa é realmente séria!
     Tenho consciência dos problemas que posso livrar meus filhos de ter por conta de assistirem qualquer coisa na TV. Hoje a televisão não é mais um "passatempo familiar". Lembro que quando era criança, minha família se reunia em volta da TV pra assistirmos a algum programa juntos. E era bom demais!!! Comentávamos a postura de uns, as brincadeiras do outro, essas coisas.
     Nos tempos de hoje a TV se transformou num objeto "egoísta", onde o que se ouve é: "eu sento para assistir o que eu quero e ter um pouco de sossego... Se meus filhos chegam perto, mando logo calar a boca pra poder assistir em paz! Por isso comprei uma televisão pra eles também. Eles ficam lá no quarto deles e eu aqui, sossegado!!!"
     Gente, é difícil chegar numa casa onde tenha somente uma TV. Cada canto tem uma pq cada membro pode assistir o que quer sem INTERRUPÇÕES. As crianças com TV no quarto, assistem o que bem querem sem a supervisão dos pais. (Aconteceu isso comigo!!!)
     Uma vez meu esposo acordou de madrugada para beber água e quando passou pelo quarto das crianças se deparou com meu mais velho assistindo TV. Imagina o susto! Ele argumentou que não conseguia dormir e por isso ligou a TV. A sorte é que a programação era desenho animado (Tem um canal na tv aberta que aqui na nossa cidade passa desenho animado de madrugada). Mas se passavam das 03h da manhã e vcs sabem o que passa na TV esse horário não é? Ele podia não estar vendo desenho... Conversamos com ele e retiramos a TV do quarto por um tempo. Hoje ele não assiste mais nada após o horário de dormir pq sabe que se pegarmos novamente ele vai perdê-la de vez, além de perder nossa confiança, que é algo que ensino a eles sempre - A confiança que os pais tem nos filhos e vice versa é algo muito importante.
     Mas voltemos à matéria... Li no portal da escola dominical um comentário uma vez, depois "caço direitinho" e posto aqui completo, que a pessoa falava algo assim: "Não jogue fora a sua televisão, apenas seja responsável e escolha bem o que assistir." E é com isso que concordo! Da mesma forma que escolhemos ambientes aos quais frequentar, amizades pra nós e nossos filhos, onde comer, esse tipo de coisa, devemos também selecionar o que assistir na TV."
     Aproveito para deixar uma coisa aqui para vocês por experiência própria. Como seleciono o que meus filhos devem assistir uma vez ele falou assim pra mim: "Mãe, você não diz que não devo assistir esse ou aquele desenho porque não me ensinam coisas boas. Então porque você assiste novela?" - Levei uma punhalada de mim mesma!!! rsrs Ensinei ao meu filho o que era certo e fazia errado. Onde estava o exemplo que ele deveria seguir??? Desse dia em diante, nunca mais assistí NOVELAS!
     Beijos e que Deus abençoe vocês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário